Mesa: Linguagem, educação e identidade: sustentabilidade dos povos indígenas na região Centro-Oeste.
Marcos Leandro Borocereu - Língua e identidade a cultura Boe
Lucas Ruriõ - Política Linguística A'uwê Uptabi
Darlene Taukani - Educação escolar indígena no olhar Kura Bakairi
Maria Helena Fialho - Mediadora
Caimi Xavante - Produção, comunicação audiovisual e povos indígenas
Objetivo da mesa: Discutir como a relação língua, educação e cultura contribui para a sustentabilidade cultural dos povos indígenas do centro-oeste.
Mostra de produção audiovisual em vídeo com Caimi Xavante.
Exposição - Livros e artesanatos.
Caimi Waiassé
Nasceu e cresceu na aldeia Etenhiritipá, conhecida como Pimentel Barbosa, Mato Grosso,Brasil. Trabalhou, desde o ano 1990, na Associação dos Xavante de Pimentel Barbosa – AXPB/MT e em projetos do convênio de parceria com o Núcleo de Cultura Indígena – NCI e Centro de Trabalho Indigenista – CTI.
Começou
seu trabalho de video-maker em
1991 com importante atuação na documentação da cultura de seu povo utilizando a
tecnologia do áudio visual.
Participou
de cursos de aperfeiçoamento e técnicas de filmagem e edição. Tem realizado
documentação do cotidiano de outros povos indígenas em várias aldeias.
Participou de Festivais de Cinema e Vídeo na
América Latina, Europa e América do Norte.
Realizou
os seguintes documentários:
Darini (2005),
editado pela Nossa Tribo e selecionado para a 29a Mostra
BR de Cinema de S. Paulo.
Rito de Passagem –
Canto e Dança Ritual Indígena (2004-2005) – Realização IDETI .
Tem que ser Curioso - (1996)
realização Vídeos nas Aldeias.
Programa
de Índio - TV
Universidade de Mato Grosso, Wapté nhono (1999).
Prêmio Troféu Jangada da OCIC
Prêmio Manoel Guedes Jr na 6ª Mostra
Internacional do Filme Etnográfico, Rio de Janeiro,]
Saúde Bucal (2001)
Prêmio Especial do Ministério da Saúde.
Darlene YaminaloTaukane
Nível Médio: Curso
de Magistério no
Colégio Coração de Jesus de Rondonópolis-MT em 1982 –1984.
Superior: Universidade
de Cuiabá- UNIC /Curso de Licenciatura Plena em Letras em
1989 -1992
Pós Graduação: No período de 1994-1996, Pós Graduação em Educação na
Universidade Federal de Mato Grosso na área de Concentração: Educação Pública
Educação e Sociedade/Educação Indígena.
ATIVIDADE ACADÊMICA
Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Salim
Felício, Cuiabá –
MT no ano de 1990
a 1991.
Professora Titular de Línguas Portuguesa e Indígena no Projeto Tucum - Programa
de Formação de Professores Indígenas no Estado de Mato Grosso com as etnias
Bakairi e Xavante de 1997
a 2000.
Professora Titular em Metodologia de Pesquisa, na cidade de
Guarujá e Bauru SP, para o Curso Básico de Magistério Indígena entre as etnias
Guarani, Terena, Kaingang e Krenak em setembro de 2002.
Professora em Língua Portuguesa no Centro de Formação de Índios
Amazônico, (CAFI) setembro de 2006.
Professora Titular em Línguas no Projeto Haiyô – Curso de Formação de
professores Indígenas em nível de magistério no Estado de Mato Grosso,
outubro/novembro 2006.
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Funcionária Pública da Fundação Nacional do Índio desde 1985 como Assistente
Administrativo Nível Intermediário A-III
Presidente do Conselho de Educação Escolar em MT e no mesmo ano
representante da região Centro-Oeste no Comitê de Educação Escolar do MEC de 1997
a 1999.
Membro da Equipe de Coordenação do Referencial Curricular Nacional para as Escolas
Indígenas, Brasília 1998.
Publicação de um livro intitulado de: A História da Educação Escolar entre os
Kurâ-Bakairi em 1999.
Chefe de Educação Escolar da Administração Regional da Funai de Cuiabá entre 1997
a 2003.
Chefe de Centro
de Documentação e Biblioteca dos Povos Indígenas de Cuiabá de 2004
a 2006.
De 2007
a 2008 – Atuação como Assessora
Pedagógica de Educação Escolar Indígena no município de Conquista do Oeste - MT
para as
Escolas das
etnias Nambikwara e Paresi.
Desde 2008
mora na
cidade de Paranatinga e acompanha todas as atividades que o Instituto
Yukamaniru de Apoio às Mulheres Kura Bakairi desenvolve na aldeia
Kuiakware.
Maria Helena Sousa da Silva
Fialho
Possui graduação em Letras pela Universidade do
Estado de Mato Grosso (1997). É especialista em Línguas Indígenas
Brasileiras-Museu Nacional-UFRJ (1998). Estudante no Curso do Mestrado
Profissional em Desenvolvimento Sustentável junto a Povos e Terras Indígenas no
CDS-UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar
Indígena desde 1985, atuou como professora em escola indígena na Ilha do
Bananal-TO por mais de 10 anos e esteve à frente da Coordenação Geral de
Educação-FUNAI-Brasília no período de 2000 a 2010, como Coordenadora e,
atualmente é técnica na Coordenação de Gênero e Assuntos
Geracionais-COGER/CGPDS/FUNAI.